Rocky Raccoon Blog: novembro 2014

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Jake Bugg toca música nova em São Paulo

Depois de se apresentar em Porto Alegre e em São Paulo, o jovem Jake Bugg tocará hoje (28) no Rio de Janeiro, encerrando assim sua terceira passagem pelo Brasil neste ano.

Reprodução: Instagram
O show de São Paulo, no Citibank Hall, contou com a abertura da banda nacional The Moondogs (leia), que durou apenas meia hora. Bugg entrou no palco às 21h30 e, além de tocar hits como “Broken”, “Two Fingers” e “Senn It All”, presenteou o público com uma música nova, “Hold On You”.

O garoto vem tocando esta faixa há alguns shows. Provavelmente ela estará no seu próximo álbum, junto com a canção “Looking Down The Alley”, que também tem sido tocada em algumas apresentações. Infelizmente, na internet só é possível encontrar registros da primeira música. Ouça “Hold On You”.



Boa, né? Tem uma pegada bem mais tranquila que a maioria das músicas de Bugg, mas pelo menos a gente consegue notar que ele vem se preocupando cada vez mais com a construção de suas melodias. Embora eu tenha curtido essa música, eu espero ouvir muito mais sons de guitarra em seu novo álbum, afinal, o moleque já ganhou bastante intimidade com o instrumento.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Bob Dylan toca para apenas uma pessoa

Uma série sueca chamada Experiment Ensam, que ainda está em produção, pretende retratar pessoas sozinhas passando por experiências que geralmente são reservadas para grandes plateias. No último domingo (23), levaram um cara para assistir um show de Bob Dylan.

Imagem daqui.
O sortudo foi Fredrik Wikingsson, de 41 anos. Lá pelas 15h, ele entrou na Academy of Music da Filadélfia, se acomodou e ganhou um show particular de seu ídolo.

Dylan preparou um repertório especial para a ocasião e tocou músicas como “Heartbeat”, do Buddy Holly e “Blueberry Hill”, do Fats Domino. Para conseguir tudo isso, os produtores da série pagaram ao artista uma quantia não revelada.


A apresentação foi gravada e será exibida no YouTube no próximo dia 15 de dezembro, para que os fãs do mundo inteiro possam morrer de inveja.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A experiência de ver Paul McCartney

É quase impossível descrever a sensação de assistir um show de Paul McCartney, mas eu vou me arriscar.

Chegar perto do estádio e dar de cara com milhares de pessoas usando camisetas dos Beatles é o primeiro sinal de que tem coisa boa por vir. Então a gente aguenta esperar horas na fila tomando chuva, não tem problema.

Depois de entrar no estádio e se surpreender com o atraso do Paul, as luzes se apagaram e o público foi presenteado com uma introdução capaz de deixar o mais másculo dos homens com lágrimas nos olhos. Fotos e vídeos de toda a vida de McCartney passavam no telão, parecia até que estávamos vendo o álbum de algum parente nosso, de tão familiar e emocionante que era ver aqueles rostos.

Imagem daqui.
Então, o palco se enche de fumaça e um homem aparece correndo ali no meio. Mas não pode ser ele, pode? Pior que é! Sir Paul McCartney está mesmo ali. E antes que você consiga processar direito esta informação, ele começa a entoar os mais belos clássicos de sua carreira, como se ainda estivesse com seus vinte e poucos anos.

O cara, que já passou dos setenta, corre, pula, brinca, toca tudo quanto é instrumento e ainda homenageia seus amigos mais queridos. Um show fantástico do começo ao fim, mas não tenho como deixar de destacar as canções de seu novo álbum, que mal foram lançadas e já se tornaram verdadeiros hinos dentro dos estádios por onde ele passa.

Além de tudo, o cara é simpático! Faz o maior esforço para falar em português e não para de interagir com o público. Dá pra entender o motivo da galera se emocionar com as músicas mesmo com a chuva caindo sobre suas cabeças e encharcando suas roupas.

Bom, vou tentar resumir tudo em uma frase. “Porra, eu vi um Beatle!”

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Erasmo Carlos tem o melhor álbum de rock brasileiro do ano

Na última quinta-feira (20), o MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, foi palco do Grammy Latino, que premiou as melhores produções musicais de 2014.

As bandas Charlie Brown Jr, O Rappa, Titãs e Nando Reis & Os Infernais estavam concorrendo na categoria brasileira de “Melhor Álbum de Rock”, mas foram derrotados por Erasmo Carlos, o tremendão, com seu disco “Gigante Gentil”.

Imagem daqui.
Vendo o clipe da música título do álbum, a gente consegue entender o motivo da vitória. Com a faixa, Erasmo nos faz lembrar o motivo das nossas mamães o admirarem tanto. Com o prêmio, nos faz lembrar que as bandas de hoje ainda têm muito o que aprender com os artistas mais velhos. Parabéns ao tremendão!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Assista aos novos clipes do AC/DC

Rock or Bust”, o 17° álbum de estúdio do AC/DC chega oficialmente às lojas no próximo dia 02, mas já está disponível para pré-venda.

Foto: Reprodução
O CD terá 11 faixas, sendo que duas já foram divulgadas e ganharam até clipes. Após ouvir “Play Ball” e a música que dá título ao álbum, me dei conta de que esses australianos realmente descobriram a fórmula secreta para se fazer Rock ‘n’ Roll. Uma receita de bolo que fica mais gostosa a cada vez que é usada.




Apesar das novas canções terem a mesma essência dos outros trabalhos, a banda está desfalcada. Malcolm Young teve que se afastar da banda por estar com a saúde mental afetada e foi substituído pelo seu sobrinho, Stevie. Já o baterista Phil Rudd, que não havia participado da gravação dos clipes nem da sessão de fotos, teve problemas com a justiça. Acusado de posse de drogas e de ordenar assassinatos, pode pegar sete anos de cadeia, só pela segunda acusação.




Ainda assim, o AC/DC deu continuidade ao lançamento de “Rock or Bust” e deve sair em turnê em breve. Esperamos por eles aqui no Brasil.

Confira a tracklist de “Rock or Bust”.
1 – “Rock or Bust
2 – “Play Ball
3 – “Rock The Blues Away
4 – “Miss Adventure
5 – “Dogs of War
6 – “Got Some Rock & Roll Thunder
7 – “Hard Times
8 – “Baptism By Fire
9 – “Rock the House
10 – “Sweet Candy
11 – “Emission Control

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Gravações de Rapidfire com Axl Rose estão à venda

Antes de fazer sucesso com o Guns N’ Roses, Axl Rose era vocalista da banda Rapidfire. Algumas músicas do grupo já tiveram passagem pela internet, mas só agora foram disponibilizadas oficialmente para download.

Imagem daqui.
Todos os clipes do YouTube que continham as canções da banda foram retirados do ar. Para poder fazer este lançamento oficial, o guitarrista Kevin Lawrence enfrentou um longo processo judicial.

Ready to Rumble, do Rapidfire está disponível na Amazon por 4,95 dólares. Confira a tracklist.

  1-    “Ready to Rumble”
  2-    “All Night Long”
  3-    “Prowler”
  4-    “On the Run”
  5-    “Closure”


A banda também ganhou uma página oficial no Facebook que está sendo atualizada com notícias, fotos e curiosidades constantemente. Acesse.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

KISS grava música com banda pop japonesa

O último lançamento da banda KISS foi o disco “Monster”, de 2012, mas os fãs terão música nova para ouvir em janeiro. Ainda que não seja exatamente o que estão esperando.

Imagem daqui.
De acordo com o site oficial da banda, o KISS fez uma parceria com a banda pop japonesa Momoiro Clover Z para gravar uma música. Ainda não se sabe o título da faixa, mas ela deve ser lançada oficialmente no dia 28 de janeiro. Confira o vídeo promocional.




O single será lançado em duas versões, uma para cada banda. Cada edição terá suas particularidades especiais, mas ambas serão guiadas pela faixa principal, que traz o instrumental da banda americana e os vocais do grupo japonês.

Se você nunca ouviu falar da Momoiro Clover Z, segue um vídeo pra entender o tipo de música que eles fazem.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Line-up de Lollapalooza 2015 cumpre promessas

Agora acabou o mistério. A organização do Lollapalooza divulgou neste domingo (16) o Line-up completo do festival. Para a alegria dos fãs, algumas das atrações prometidas realmente tiveram presença confirmada.

Robert Plant e Jack White, dois dos artistas mais aguardados, serão headliners do festival, juntamente com The Smashing Pumpkins, Foster the People, Skrillex, Pharrell Willians e Calvin Harris.

Confira a lista completa!

Imagem daqui.
Tenho que dizer que ainda não estou muito animado com esta edição do evento. Pouquíssimos artistas me agradam o suficiente para me fazer pagar o preço do ingresso e ficar andando pelo autódromo do Interlagos feito bobo. E tenho medo de que essas atrações se apresentem no mesmo dia e horário, o que provavelmente ocorrerá.

Talvez, quando anunciarem o Line-up por dia, eu me empolgue mais. Mas se você está querendo MUITO ir neste Lolla, já pode comprar seu ingresso pelo site.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Quem é Sugar Man Rodríguez?

Imagine por um momento que você vive na África do Sul nos anos 70, ainda dividida pelo Apartheid e passando por diversos problemas sociais. Você descobre um artista americano que é comparado a Bob Dylan e, assim como a maioria do país, se torna fã do cara, pois suas músicas servem de inspiração para suas lutas diárias. Agora imagine o que você faria se não existisse nenhuma informação a respeito deste músico.

Assim começou a fama de Rodríguez. Com dois discos que vendiam como água, mas que nada diziam a respeito de seu autor, algumas lendas começaram a circular entre os milhares de fãs. A última notícia que se tinha, era que Rodríguez teria se matado durante um show nos Estados Unidos.


Imagem daqui.
Ele não estava morto, mas, para a maioria dos americanos, aquele cara nem existia, pois seus álbuns não fizeram nem sombra de sucesso por ali. Difícil de acreditar, levando em conta a qualidade das músicas, que traziam melodias cativantes e letras que tiveram a capacidade de mover um país inteiro. Ouça!



Foi apenas na década de 90 que os sul-africanos descobriram que ele não estava morto e começaram a fazer de tudo para encontrá-lo. A busca foi registrada no documentário Searching for Sugar Man, de Malik Bendjelloul, lançado em 2012.


Rodríguez só tomou conhecimento de seu sucesso na África do Sul após este evento. Chegou a fazer alguns shows por lá e até conquistou a fama em seu país natal. Descubra também quem é Rodríguez. Assista seu documentário e procure os discos Cold Fact e Coming from Reality na internet, você não vai se arrepender.


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Bruce Springsteen é criticado após homenagem a veteranos

Na última terça-feira (11), aconteceu um show em homenagem aos veteranos de guerra nos Estados Unidos. Batizado de "Concert For Valor", o evento recebeu artistas como Metallica, The Black Keys e Zac Brown Band.

Imagem daqui.
Bruce Springsteen também foi convidado e contou com a ajuda de Dave Grohl para tocar "Fortunate Son" do Creedence Clearwater Revival. Assista ao vídeo.



Embora pareça que todo mundo curtiu a apresentação, algumas pessoas com visões políticas mais conservadoras criticaram a performance por passar uma mensagem "anti-guerra". É nessas horas que percebemos que existem pessoas ignorantes no mundo todo.

Se posicionar contra as guerras não quer dizer que você não sinta respeito pelos veteranos que arriscaram suas vidas ali. Afinal, se tem um jeito de preservar a vida de nossos soldados é mantendo-os longe de conflitos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Redescobrindo a obra de Paul McCartney

Quando um artista escreve várias canções que influenciam gerações, é comum que ele receba homenagens em formas de disco tributo, como foi o caso de Buddy Holly (com "Rave on") e dos Ramones (com "We're a Happy Family"). Mas não conheço um artista que tenha recebido uma homenagem tão caprichada quanto a de Sir Paul McCartney.


Foto: Divulgação
The Art of McCartney reuniu duas horas de músicas interpretadas por artistas da mais alta qualidade e dos mais diferentes estilos musicais. É uma ótima oportunidade para reviver alguns dos maiores clássicos do Paul, de uma maneira como você nunca havia imaginado ouvir. Chega a ser uma aula, onde você aprende que o talento, quando combinado com trabalho duro e paixão pelo que faz, é o que te torna um músico respeitado. É o que te torna fonte de inspiração para outros artistas, de outros gêneros, de outras idades, de outros países.

Mas uma coletânea tão bem produzida, que junta artistas como KISS, Bob Dylan e Brian Wilson, não poderia sair de graça, né?

Bom, na verdade pode sim. O álbum foi divulgado na íntegra e pode ser ouvido pelo Youtube. Dá o play aí!



E foi com esse vídeo que a produção do The Art of McCartney mexeu mais uma vez com minha cabeça. Pois, enquanto a maioria das pessoas continua na eterna discussão para decidir se ainda é correto cobrar pelas músicas, os caras deixaram as duas opções para você escolher. Ou você ouve todas as músicas aí no seu pc enquanto trabalha e mexe no facebook, ou você compra o Box com fotos especiais, miniaturas do Hofner e encarte com histórias e depoimentos. Como fã, a escolha é óbvia. Afinal, tem espaço sobrando na minha estante. Só falta juntar o dinheiro, mas isso é detalhe, né?


Foto: Divulgação
Se você já tem a grana, pode comprar The Art of McCartney na pré-venda clicando aqui.

The Art of McCartney
1- Billy Joel - "Maybe I'm Amazed"
2- Bob Dylan - "Things We Said Today"
3- Heart - "Band on the Run"
4- Steve Miller - "Junior's Farm"
5- Yusuf Islam - "The Long and Winding Road"
6- Harry Connick, Jr- - "My Love"
7- Brian Wilson - "Wanderlust"
8- Corinne Bailey Rae - "Bluebird"
9- Willie Nelson - "Yesterday"
10- Jeff Lynne - "Junk"
11- Barry Gibb - "When I'm 64"
12- Jamie Cullum - "Every Night"
13- Kiss - "Venus and Mars"/"Rock Show"
14- Paul Rodgers - "Let Me Roll It"
15- Roger Daltrey - "Helter Skelter"
16- Def Leppard - "Helen Wheels"
17- The Cure, featuring James McCartney - "Hello Goodbye"
18- Billy Joel - "Live and Let Die"
19- Chrissie Hynde - "Let It Be"
20- Cheap Trick's Robin Zander and Rick Nielsen - "Jet"
21- Joe Elliott - "Hi Hi Hi"
22- Heart - "Letting Go"
23- Steve Miller - "Hey Jude"
24- Owl City - "Listen to What the Man Said"
25- Perry Farrell - "Got to Get You Into My Life"
26- Dion - "Drive My Car"
27- Allen Toussaint - "Lady Madonna"
28- Dr- John - "Let 'Em In"
29- Smokey Robinson - "So Bad"
30- The Airborne Toxic Event - "No More Lonely Nights"
31- Alice Cooper - "Eleanor Rigby"
32- Toots Hibbert with Sly & Robbie - "Come and Get It"
33- B.B. King - "On the Way"
34- Sammy Hagar - "Birthday"
Faixas bônus:
1- Robert Smith - C Moon"
2- Booker T- Jones - "Can't Buy Me Love"
3- Ronnie Spector - "P-S- I Love You"
4- Darlene Love - "All My Loving"
5- Ian McCulloch - "For No One"
6- Peter, Bjorn and John - "Put It There"
7- Wanda Jackson - "Run Devil Run"
8- Alice Cooper - "Smile Away
"

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Ringo Starr fará shows no Brasil em 2015

Depois de perceber que Paul McCartney foi muito bem recebido em sua volta ao Brasil, Ringo Starr resolveu que nos deveria visitar pela terceira vez e marcou dois shows para fevereiro de 2015.

Imagem daqui.
Junto com sua All Starr Band, o baterista toca em São Paulo, no HSBC Brasil, no dia 26, e no Rio de Janeiro, no Vivo Rio, no dia 27. Os valores e datas de venda dos ingressos ainda não foram divulgados.

As apresentações fazem parte da turnê que Ringo fará pela América Latina, passando por República Dominicana, Porto Rico, Chile, Colômbia e México.


Agora é só torcer para que a venda de ingressos não fique por conta da Tudus (leia).

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Parceria entre Bob Dylan, Beatles e Rolling Stones quase aconteceu

Glyhn Johns, engenheiro de som que trabalhou com grandes artistas como Beatles e The Who, produziu um novo livro que conta histórias e curiosidades dos seus 50 anos de carreira. Sound Man” chega às lojas norte-americanas no próximo dia 13 de janeiro.

Entre os casos mais surpreendentes está a tentativa de uma parceria entre Bob Dylan, Beatles e os Rolling Stones. Segundo Johns, o próprio Dylan teria pedido ao engenheiro para negociar o encontro.
Foto: montagem
É claro que Glyhn não perdeu tempo para entrar em contato com os músicos. Logo descobriu que Keith e George adorariam fazer parte do projeto: “Eles topariam, uma vez que eram ambos grandes fãs de Dylan. Ringo, Charlie e Bill eram amigáveis à ideia desde que todos estivessem interessados. John não chegou a dizer um ‘não’ categórico, mas ele não estava tão interessado. Paul e Mick, ambos, disseram ‘de forma nenhuma’”.


Infelizmente, todos sabemos que essa parceria não ocorreu. Johns não dá a data exata do ocorrido, mas estimasse que tenha acontecido na metade de 1969. Dá para imaginar como seria ouvir um disco feito pelos artistas mais influentes daquela década?

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Banda cria projeto para arrecadar fundos para a adoção de animais

Se você curte música, arte e animais, tem encontro marcado com seus amigos para o próximo dia 5 de dezembro, na Matilha Cultural, onde ocorrerá o projeto audiovisual BICHO.

Foto: Divulgação
Encabeçado pela banda Huey (leia), o evento contará com a participação de 7 artistas diferentes. Cada um deles criou uma arte que será exposta na Matilha. Todas as obras estarão à venda, e o dinheiro arrecadado será revertido para a causa da adoção de animais.

 Os artistas que participarão do projeto são Juarez, FabioCristo, Henrique EDMX, HeloDassie, Marco Brito, RobinhoSantana  e DaniloGeneralli, que já fez alguns trabalhos para este blog, confira aqui!

Projeto BICHO
Local: Matilha Cultural
R. Rego Freitas, 542 - República, São Paulo
Horário: 19h – 23h30

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Gene Simmons confirma show do KISS no Brasil

 No último domingo (02), enquanto ocorria o quarto KISS Cruise, Gene Simmons afirmou que sua banda faria show no Brasil em abril de 2015. O grupo não deu informações adicionais.

Imagem daqui.
 A confirmação foi gravada por um fã que participava de uma sessão de Quenstions and Answers. Assista e comece a juntar dinheiro para o show!



Outra coisa que chamou a atenção durante o cruzeiro foi a vestimenta usada pela banda. Os integrantes deixaram os trajes extravagantes em casa e apareceram de roupa social, como na capa de “Dressed to Kill”. Confira um trecho da performance.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Artistas se reunirão em evento para homenagear The Who

Em 2014, a banda inglesa The Who celebra os seus 50 anos de carreira e está comemorando em grande estilo. Além do lançamento da coletânea "Hits 50!" (leia), o grupo marcou um evento para o dia 11 de novembro, onde grandes artistas se reunirão para celebrar sua música.


Imagem daqui.
Batizado de "An Evening of Who Music", o tributo deve acontecer no Shepherd’s Bush Empire, em Londres, e terá a banda homenageada como Headliner. Além dos cinquentões, Geddy Lee (Rush), Eddie Vedder (Pearl Jam) e Liam Gallagher (Oasis)também farão parte das apresentações.

Toda a renda do evento será revertida para a Teenage Cancer Trust, instituição apoiada por Roger Daltrey e Pete Towshend.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Roberto Carlos pode tocar no Rock in Rio

Roberto Medina, organizador do Rock in Rio, deseja trazer Roberto Carlos para a próxima edição do festival no Brasil. As negociações começaram após um show do músico em Nova York.

Ainda não se sabe se o cantor se apresentaria de fato no festival ou se seria apenas homenageado por outros artistas, como fizeram com o Cazuza na edição de 2013.

Imagem daqui.
Eu só posso dizer que adoraria ver o Robertão nos palcos do Rock in Rio. Se você não concorda é porque só o conhece dos festivais de fim de ano da Globo. Mas se você revirar a caixa de discos velhos da sua mãe e colocar na vitrola álbuns como “Em ritmo de aventura” ou “O inimitável” você vai entender o que quero dizer.

Todas as músicas são feitas com um capricho incomparável, desde as letras geniais, até os arranjos, que são muito bem produzidos. Pode ter certeza, ninguém vira “Rei” sem merecer.

Mas, se decidirem apenas homenagear o cara, espero que pensem nos convidados com carinho. O Medina poderia aproveitar a volta do Ira!, por exemplo, e colocá-los para tocar “Você não serve pra mim”. Olha que sensacional!



Cinebiografia

Além de participar Rock in Rio, Roberto Carlos pode voltar para as telas do cinema. Segundo o jornalista Marcel Plasse, o músico teria recusado uma oferta de R$ 10 milhões para deixar a TV Globo produzir uma série sobre sua vida. Em vez disso, Roberto preferiu que a empresa trabalhasse em uma cinebiografia, que depois poderia ser transformada em série, como fizeram com o filme de Luiz Gonzaga (“Gonzaga, de Pai para Filho”).

domingo, 2 de novembro de 2014

Empresa produz discos por crowdfunding

 Localizada na Vila Madalena, São Paulo, a empresa Media4Music criou a primeira plataforma de financiamento coletivo específica para a fabricação de vinil, a Vinil4Todos.

Foto: Reprodução
 A Media4Music é uma solução para bandas iniciantes ou independentes que querem produzir seus próprios discos de vinil. Desde que respeitem o limite mínimo de 100 cópias, os interessados podem escolher o formato, a capa ou até a cor do vinil. Mas como o valor é meio salgado, a opção de crowdfunding foi uma vitória para os grupos que estão começando sua carreira.




 Os artistas enviam seus projetos e um orçamento é feito pela Media4Music. Depois disso, o Vinil4Todos analisa o projeto e o abre para a captação de renda. Depois é só postar em todas as redes sociais e pedir pra todos os seus parentes e amigos colaborarem.




 Esta não é apenas uma boa ideia. É uma prova de que o vinil ainda fará parte do cenário musical por um bom tempo.