Rocky Raccoon Blog: setembro 2013

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

The Wombats


 No fim da semana passada fiquei sabendo que uma banda inglesa faria shows em São Paulo e no Rio. A banda se chama The Wombats.

 Como o grupo foi formado em Liverpool, decidi conhecer melhor a banda e acabei sentindo vergonha por demorar tanto tempo para ouvir um som desses caras que tocam juntos desde 2007. (Me senti pior ainda por ter perdido o show de SP)
 
 

 A banda formada por Matthew Murphy (vocal e guitarra), Tord Overland-Knudsen (baixo) e Dan Haggis (bateria), faz músicas contagiantes, voltadas para um Indie Rock. O som do trio é tão bom que fica fácil perceber o motivo de terem atingido o sucesso logo no primeiro álbum, que rendeu um disco de platina.
 No próximo dia 2, a banda lançará Your Body is a Weapon, primeiro single de seu novo álbum.  Mas enquanto o single não sai, que tal conhecer algumas das melhores músicas da banda?




 
 

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Os segredos de Linda McCartney


 Linda McCartney, falecida esposa de Paul McCartney, teria completado 72 anos nesta terça-feira. Além de esposa, Linda foi fotógrafa e colega de banda de Paul, dá para entender porque deixou tanta saudade.

  Enquanto navegava pela internet descobri alguns fatos de Linda que talvez você não saiba. Veja:

1° Paul McCartney não foi o único a escrever músicas para Linda:
 Obviamente Paul escreveu várias canções com sua esposa em mente, mas ele não foi o único, nem mesmo o primeiro! Jack Lawrence, cliente do pai dela, escreveu a canção ‘Linda’ em 1947, quando ela tinha apenas 6 anos de idade. Foi um Hit para Buddy Clark, mas depois foi gravado por Jan e Dean e Perry Como.
 
 
 

2° Suas paixões musicais estavam além de Paul:
 Linda se Casou com Paul durante as sessões do Abbey Road e participou de vários de seus projetos musicais, mas a mulher também gostava de falar de Jimi Hendrix.  Ela dizia que os melhores momentos do guitarrista nem eram aqueles em que ele estava tocando em um show, mas aqueles em que ele se sentava em um quarto de hotel e de repente começava a tocar a noite inteira. Ou quem sabe o melhor momento foi enquanto ele gravava Electric Ladyland.
 Ela também fotografou outros músicos, tais como Eric Clapton, Janis Joplin, Bob Dylan e Neil Young.
 
 
 

3° Ela recusou uma proposta para tocar com os Smiths:
 O guitarrista John Marr disse para a NME que sua banda chegou a oferecer à Linda McCartney a oportunidade de tocar no álbum The Queen is Dead, mas ela recusou.
 
 
 

4° Linda é a co-autora de todos os hits dos Wings que atingiram o número 1 nas paradas na década de 70:
 Por mais que muitos fãs e críticos pegassem em seu pé e falassem mal do seu talento musical, Linda foi a co-autora de hits como Uncle Albert / Admiral Halsey, My Love, Band on the Run, Listen to What the Man Said, Silly Love Songs, e a música tema de James Bond, Live and Let Die.
 Linda chegou a escrever canções falando de quem a criticava por seu estilo de vida e talento musical. A faixa estava em um álbum póstumo chamado Wide Prairie, mas foi banida pela BBC por excesso de palavrões.
 
 

5° Linda não era uma herdeira da fortuna de Eastman-Kodak:
 George Eastman, fundador da companhia de filmes e câmeras, não era parente de Linda. Em uma de suas primeiras entrevistas, depois de se casar com Paul, ela deixou isto bem claro dizendo que “não sabia de onde saiu o equívoco, fora do fato de ambos terem o mesmo sobrenome e serem fotógrafos”.
 
 



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Harry Goodwin


 Harry Goodwin, que fotografou os maiores nomes da música, morreu na última segunda feira, aos 89 anos, após ter passado duas semanas doente.
 
 

  Harry nasceu em Manchester, e antes de fotografar artistas famosos no programa Top of the Pops, trabalhou com seu pai e chegou a servir o exército durante a Segunda Guerra Mundial.

 Beatles, David Bowie, Jimi Hendrix, Bob Dylan e Freddie Mercury foram só alguns dos músicos que passaram pelas lentes de Goodwin.

 Segundo o agente dele, Stuart Littlewood, “o Trafford General Hospital nunca tinha visto tantas visitas e telefonemas para um único paciente. Ele recebeu ligações de Sir Alex Ferguson, Sir Paul McCartney e Barry Gibb."

 Veja algumas das fotos clicadas por Harry Goodwin:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Rolling Stone

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

New Songs

 Falta menos de um mês para o lançamento do novo álbum de Paul McCartney e os fãs já estão delirando com algumas de suas faixas.



 No último fim de semana, Paul se apresentou no iHeartRadio Music Festival e tocou três músicas do próximo disco. A música New, que dá nome ao álbum, já tinha sido divulgada, mas Everybody Out There e Save Us foram novidade.

 As três músicas são excelentes, têm tudo o que uma canção necessita para ser boa. O ritmo contagiante de New, os violões marcantes em Everybody Out There, e Save Us, transmitindo aquela energia inexplicável que te faz gostar da música imediatamente. Não é à toa que foi a minha favorita.

 Chega de papo, ouça as faixas!







terça-feira, 24 de setembro de 2013

Os Muppets

 Isso mesmo, hoje vou falar dos Muppets. Vou falar destes fantoches porque eles marcaram a infância de muitas pessoas, porque além de terem ajudado na alfabetização das crianças, também as ensinaram a gostar de boa música.




 Os personagens criados por Jim Henson fizeram tanto sucesso que ganharam várias séries de TV, alguns especiais e até filmes de cinema. Como se todos esses personagens geniais não fossem o suficiente para fazer os programas darem certo, os diretores convidavam ótimos músicos para cantarem com eles.

 Dentre os artistas que participaram dos programas temos Johnny Cash, Elton John, Alice Cooper e muitos outros.

 Veja os melhores clipes estrelados pelos muppets!






segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Expomusic


 A 30ª edição da Expomusic chegou ao fim neste domingo. A maior feira musical da América Latina teve início no último dia 18, com acesso restrito a profissionais do setor com credencial ou convite, e recebeu cerca de 200 expositores e 30 atrações em seu palco oficial.

 Nos dias 21 e 22 a feira ficou aberta para a visita do grande público, e eu fui conferir. Antes de entrar no evento, já dei de cara com uma pequena banda que chamou a atenção de muita gente por sua simplicidade e talento.
 
 
 

 Ao entrar, o visitante se deparava com vários stands e ouvia músicas de todos os estilos. Tinha de tudo mesmo, Funk, Hinos evangélicos, Rock, Pop, Metal, e qualquer outro estilo que os expositores ou visitantes quisessem tocar. Era realmente um lugar propício para conhecer as novidades do mundo da música.
 
 
 

 Melhor do que ver todos aqueles instrumentos e equipamentos, era poder testá-los. Eu mesmo passei um tempão tentando tocar alguma música em um baixo Hofner, Igual ao de Paul McCartney.
 
 
 

 Além de tudo isso, o público podia tirar foto e pedir autografo de grandes instrumentistas. Até Bruno Sutter, que estava caracterizado de Detonator, apareceu por lá, recebendo cada fã com um beijo na cabeça.
 
 
 
 Enfim, foi um grande fim de semana para os fãs de música. Se você nunca visitou uma Expomusic não perca a próxima edição, pois vale muito a pena.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Dois últimos álbuns de Thin Lizzy ganham reedições


 Os fãs de Thin Lizzy podem começar a preparar os bolsos, pois no próximo dia 23, os dois últimos álbuns da banda serão relançados em versão deluxe.
 




 
 

 As novas edições contarão com o repertório original remasterizado e vários extras, como lados B, versões alternativas e demos.

 Enquanto os álbuns Renegade e Thunder and Lightning não são relançados, que tal ouvir uma música de cada um deles?








quinta-feira, 19 de setembro de 2013

The Boss em São Paulo


 Na noite passada, Bruce Springsteen fez uma grande apresentação no Espaço das Américas. Foi realmente grande, pois o show durou mais de três horas.


 Quem esteve presente não se arrependeu. Bruce tocou músicas de seu novo álbum, vários clássicos e algumas coisas que ninguém poderia imaginar, como Sociedade Alternativa de Raul seixas.

 O músico falou em português durante quase todo o show. Interagiu bastante com a plateia, chegou a descer do palco e até permitiu um pedido de casamento.




 Receber atrações assim é sempre muito bom para o país. Espero que o “Chefe” retorne logo, e que venham muitas outras apresentações como esta!







Steve Martin


 Provavelmente você já viu Steve Martin em algum filme da Sessão da Tarde, ou em alguma apresentação de Stand Up. Mas você já o viu tocando alguma música?
 
 
 
 Pois é, Martin possui uma grande habilidade para tocar banjo, chegou até a ganhar o Grammy de melhor álbum Bluegrass, com o disco The Crow: New Songs for the 5-String Banjo.

 O ator já se apresentou com a banda Steep Canyon Rangers, e juntos acabaram aparecendo no programa de Jools Holland. Segue o vídeo, espero que gostem!
 
 
Mas Steve Martin já esteve em outros programas antes, confira:

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

The Killers lança música nova.


 The Killers é uma banda que sempre me agradou, por isso presto atenção em tudo que vejo sobre eles. Fiquei muito animado em saber que no dia 11 de novembro, o grupo vai lançar Direct Hits, sua primeira coletânea.
 
 
 

 O álbum contará com 15 faixas já conhecidas da banda, além de duas novas canções, Shot at the Night e Just Another Girl.
 Talvez nós teremos que esperar até o dia 4 de novembro para ouvir Just Another Girl, que foi produzida por Stuart Prize, mas o áudio de Shot at the Night já está disponível, confira:





Fonte: Rolling Stone

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bruce Springsteen e Roger Waters farão show beneficente


 No ano passado, vários músicos se juntaram em um festival beneficente chamado 12/12/12, que tinha como objetivo ajudar as vítimas do furacão Sandy. Dois desses músicos, Roger Waters e Bruce Springsteen, se reencontrarão para mais um evento em Nova Yorque.

 O show ocorrerá no dia 6 de novembro, no Madison Square Garden. Todo o dinheiro arrecadado será transferido para a fundação Stand Up For Heroes, que auxilia veteranos de guerra que não podem trabalhar por suas condições mentais ou físicas.

 Como já faz quase um ano que ocorreu o festival 12/12/12, resolvi postar uma parte das apresentações de Waters e Springsteen para vocês refrescarem a memória.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Van do Halen

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O príncipe rebelde


 Algumas pessoas não sabem disso, Mas Ronnie Von já fez muito sucesso como músico, embora tenha sofrido pressão dos pais, que queriam que ele fosse economista ou algo do gênero.

 Ronaldo Lindenberg (seu nome de batismo) conseguia discos dos Beatles antes da maioria dos brasileiros, isso fez com que ele fosse chamado para cantar em pequenos eventos. Logo fez sucesso com as músicas Meu Bem (versão brasileira de Girl, dos Beatles) e A Praça.
 
 
 

 Por mais que algumas pessoas o considerem como músico da Jovem Guarda, Ronnie não tinha muitas coisas em comum com este movimento, estava apenas na mesma época. Isso ficou provado com o seu terceiro LP, Ronnie Von, lançado pela Polydor.

 No disco, o artista, que era tido como príncipe, mostrou seu outro lado através de um rock psicodélico, completamente diferente do que o seu público estava acostumado. O LP foi lançado em 1968 e foi um desastre de vendas, mas com o passar do tempo, este trabalho foi redescoberto pelas novas gerações e passou a ser muito valorizado.

 Gostando ou não de Ronnie Von, este disco merece ser ouvido. Conheça algumas faixas:
 
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Rock in Rio


 Começa hoje a 13ª edição do Rock in Rio. Todas as 595 mil entradas estão esgotadas para as sete noites, onde muita coisa boa vai acontecer.

 A Orquestra Sinfônica Brasileira ficou encarregada de abrir o festival, depois o público verá as apresentações de Ivete Sangalo, David Guetta e Beyoncé. Mas depois desta noite, as atrações mudam completamente e os palcos do evento receberão bandas como The Offspring, Florence and the Machine, Metallica, Iron Maiden e muitas outras.

 Sediar um evento desses é sempre muito interessante, mas o Brasil já nos envergonhou bastante. Como muitas pessoas não conseguem ingressos para o festival, o jeito é acompanhar as transmissões pela TV, e o mínimo que se espera nessas horas é uma transmissão bem feita, mas nem sempre isto acontece. Veja alguns casos em que os telespectadores sentiram vergonha alheia:

1° Glória Maria Entrevistando Freddie Mercury
 
 
 

2° Pedro Bial fazendo a cobertura do show do Guns
 
 
 

3° Claudia Leitte é vaiada durante sua apresentação e publica depoimento onde compara o público com nazistas:
 
 

 "Ok. Não gostar de Axé é normal! Anormal é achar-se superior porque conhece John Coltrane ou porque adora o Metallica. Procurem no Google sobre a história de um ariano que se achava superior aos judeus"

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Led Zeppelin na TV


 Enquanto visitava o site Noize, encontrei algo que me deixou muito animado, uma apresentação do Led Zeppelin em uma TV dinamarquesa.

 A aparição foi gravada no dia 17 de março de 1969, enquanto a banda excursionava pela Escandinava para divulgar seu primeiro álbum.

 Uma coisa interessante é a guitarra usada por Jimmi Page nestas gravações. Trata-se de uma Fender Telecaster 1959, presente de Jeff Beck quando ainda eram colegas de Yardbirds.



                       

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

The Love We Make


 Como todos sabem, no dia 11 de setembro de 2001 ocorreu o ataque às torres gêmeas. O acontecimento abalou pessoas do mundo todo, incluindo Paul McCartney, que tinha acabado de pousar em Nova York.

 O ex-Beatle resolveu permanecer na cidade e visitar os parentes das vítimas. Além disso, realizou um show beneficente que contou com a presença de vários artistas, como Mick Jagger, David Bowie e até o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton.
 
 
 

 Em 2011 Paul lançou o documentário The Love We Make, que mostra detalhes sobre o atentado, e dos bastidores de seu evento beneficente, onde apresentou a música Freedom.

 Em homenagem a todos que, de alguma forma, foram vítimas do atentado de 11 de setembro, deixo esta música:
 
 

Planeta Terra Festival


 O Campo de Marte receberá pela primeira vez o Planeta Terra Festival. O evento começa no dia 9 de novembro, e os horários em que as atrações deste ano subirão aos palcos já foram divulgados.
 
 
 

 Os artistas se dividirão em dois palcos, Terra e Smirnoff, que em alguns momentos terão atrações simultâneas.

 Em parceria com a T4F, o Terra anunciou que, pela primeira vez, o festival terá uma atração em Buenos Aires. A edição argentina ocorrerá no dia 14 de novembro, e deve aproveitar algumas bandas que passam uma semana antes pelo Brasil.

 Confira os horários das atrações:

PALCO TERRA

13h45 – Hatchets
15h00 – O Terno
16h15 – Bnegão
17h30 – Travis
19h30 – Lana Del Rey
21h30 – Blur

PALCO SMIRNOFF

14h15 – Concurso de Bandas Axe
15h15 – Clarice Falcão
16h30 – Palma Violets
18h00 – The Roots
20h00 – Beck


Fonte: Rolling Stone

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Black Oak Arkansas


 Hoje resolvi falar de uma das bandas mais influentes de Southern Rock, a Black Oak Arkansas. Os caras não fizeram tanto sucesso quanto Lynyrd Skynyrd ou the Allman Brothers, mas suas músicas foram uma grande contribuição para o estilo sulista.

 Quando começaram a tocar, em 1965, a banda se chamava The Knowbody Else e seus integrantes não tinham dinheiro suficiente para comprar bons equipamentos, por isso acabaram roubando seu primeiro PA.

 Daí pra frente o grupo passou por vários apertos, até que resolveram colocar James “Jim Dandy” Mangrum como vocalista. Em 1970 foram descobertos na Califórnia e, em 71, mudaram seu nome para Black Oak Arkansas e assinaram contrato com a Atlantic.
 
 
 

 A banda excursionou extensivamente, pois todos queriam ver seus shows, onde Jim Dandy exibia seu corpo em qualquer oportunidade. O vocalista sempre aparecia sem camisa e usando calças apertadas, fato que influenciou vários artistas, como David Lee Roth e Axl Rose.

 Em 1976 o grupo lançou seu último disco com sua formação original. A banda tentou continuar, mesmo quando sobrou apenas o vocalista. Mais alguns discos foram lançadas, mas Black Oak já não era mais a mesma.

 Chegou a hora de ouvir um som da banda:


 
E para quem quiser ver uma apresentação ao vivo:


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nervoso e os calmantes


 Há algum tempo, vi na televisão a apresentação de uma banda chamada Nervoso e Os Calmantes. O som dos caras tinha uma nítida influência de Roberto Carlos e da Jovem Guarda em geral, mas não deixava a originalidade de lado.
 
 
 

 Pesquisei um pouco mais e descobri que Nervoso é um músico carioca que sempre esteve presente no cenário underground. O cara lançou três discos em carreira solo e já tocou nas bandas Beach Lizards, Acabou La Tequila, Matanza e Lafayette e Os Tremendões.

 Vale a pena conhecer todas estas bandas, mas hoje vou focar em Nervoso e Os Calmantes e deixar a música Candidato a Amigo. Espero que gostem:


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Neil Young cria novo serviço de streaming


 Neil Young está preparando para o início de 2014 uma nova ferramenta de streaming chamada Pono. O recurso deve oferecer aos fãs o download em alta definição de músicas em seu formato original.

 Segundo o próprio músico, a ferramenta consegue “liberar a música do artista do formato digital e recuperar a qualidade artística do original – como foi no estúdio”.

 Contando com um acervo virtual de músicas, Pono também terá uma linha de players portáteis e uma tecnologia de conversão do formato digital para o analógico, assim teremos uma alternativa aos arquivos MP3, que são comprimidos e geralmente têm má qualidade.

 Para criar a ferramenta, Young teve que começar do início, contando com gravações de estúdio aprovadas por artistas a quem teve acesso. Ainda não se sabe quão grande será a biblioteca da Pono, mas a empresa tem um acordo com a Warner Music e já foram noticiadas negociações com outras gravadoras, como Sony e Universal.

 Segundo Neil, “não existe nada como escutar essa música – e estamos trabalhando duro para fazer essa experiência disponível para todos os amantes de música em breve.”
 
 Só quem realmente entende de música poderia ter uma ideia genial como esta. Neil Young já provou que é um ser humano acima da média, e conseguiu se superar com a Pono. Eu não vejo a hora de testar esta ferramenta.
 
Fonte: Rolling Stone

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Banda Os Incríveis comemora 50 anos


 Há algumas décadas os brasileiros viviam um movimento cultural batizado de Jovem Guarda. Enquanto a maioria das bandas que surgiam nesta época se preocupava apenas em fazer versões brasileiras das músicas dos Beatles, um ou outro artista se destacava, era o caso de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa e até Os Incríveis.

 Por mais que não fossem tão prestigiados quanto Roberto Carlos, Os Incríveis ganharam notoriedade com clássicos como “Era um Garoto, Que Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones”, “Eu Te Amo, Meu Brasil” e “O Milionário”. Fizeram cerca de 3 mil shows pelo Brasil e venderam 15 milhões de discos.
 
 
 

 A banda está completando cinco décadas de carreira, e resolveram comemorar com um DVD ao vivo e uma turnê pelo país. O DVD ainda não tem data de lançamento, mas será produzido por Roberto Poladin, que já trabalhou com Elis Regina, Roberto Carlos, Rita Lee, RPM, entre outros.

 Enquanto o DVD não sai, deixo um vídeo dos Incríveis tocando O Milionário.