Se o assunto é Rock, temos que falar do rei. Elvis Aaron Presley era um músico e ator norte-americano que por ter um virtuoso senso rítmico, força interpretativa e possuir um timbre de voz que se destacava, ficou conhecido como um dos maiores cantores populares do século XX.
Elvis nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, no Mississipi, e foi o único sobrevivente ao parto de gêmeos univitelinos. Em 1945 o garoto se apresentou num concurso de talentos, onde conquistou o segundo lugar e o prêmio de cinco dólares. Foi neste ano que seu pai o presenteou com um violão, que passou a ser sua companhia constante.
Presley se mudou com sua família para o Tennessee em 1948, lá passou dificuldades e chegou a trabalhar como lanterninha de cinema e caminhoneiro. Nas horas vagas tocava violão e cantava, sendo influenciado por diversos estilos, como o Country, o Gospel e o R&B.
Por volta de 1953 e 1954, Presley fez algumas gravações experimentais em um estúdio que era parte de uma filial da Sun Records. O dia 5 de julho de 1954 ficou conhecido como o Marco Zero do Rock, pois foi nesse dia, que enquanto ensaiava algumas canções, cantou de forma improvisada a música That’s All Right Mamma, de Arthur Crudrup, e provocou grande entusiasmo no produtor. Nascia assim o Rockabilly, uma das primeiras formas de Rock. Junto com Elvis, participaram das sessões o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black.
Sua música apareceu na rádio e foi sucesso absoluto, ele começou a dar entrevistas e fazer shows, inclusive fora de seu estado. Em 1956 Elvis já havia se tornado sensação internacional, e com seu som e estilo que sintetizavam suas influências, ameaçou a sociedade conservadora e repressiva da época. Assim acabou se tornando o primeiro “mega star” da música popular, e foi perseguido por muitos movimentos reacionários por ser considerado vulgar. Em algumas aparições televisivas chegou a ser filmado apenas da cintura pra cima.
Presley continuou fazendo muito sucesso, nos rádios e nos cinemas, influenciando vários artistas, como foi o caso dos Beatles. No dia 16 de agosto de 1977, devido a um colapso fulminante associado à uma parada cardíaca, Elvis morre, o que provoca uma comoção incomum na sociedade. As linhas de telefone congestionaram e as floriculturas venderam todas as flores em estoque.
Para os fãs pouco importa a morte física de Elvis, pois sua música continua viva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário