Desta vez escolhi falar de uma banda americana que eu gosto muito e que fez bastante sucesso na década de 60 e no comecinho de 70, Creedence Clearwater Revival.
A história começa em setembro de 1959 quando John Fogerty (guitarra e vocais), Doug Clifford (bateria) e Stu Cook (baixo) decidiram formar uma banda, The Blue Velvets. Dois meses depois, Tom Fogerty, irmão mais velho de John, entra no grupo como cantor, assim mudam o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets. Em 1964 passaram a se chamar The Golliwogs, assinaram contrato com a Fantasy Records e lançaram alguns compactos que fizeram sucesso na região.
E foi assim que a banda decidiu se tornar profissional e mais uma vez, mudar seu nome. Pegaram o nome de um amigo, Credence Nuball, e uma marca de cerveja, Clearwater. Revival representava a união da banda.
Tocando o seu característico Country Rock, Creedence conquistou nove discos de ouro e sete de platina. Infelizmente, em 1972, eles se separaram, sendo que John Fogerty foi quem teve maior sucesso em carreira solo. Seu irmão, Tom, morreu em setembro de 1990.
Mesmo tendo um período curto de atuação, a banda fez músicas que fazem sucesso até hoje como Have You Ever Seen The Rain?, e Proud Mary. Em 1994 a banda foi introduzida no Rock and Roll Hall of Fame.
Recentemente, Stu e Doug formaram o Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo tocando sucessos da formação original. John continua fazendo shows, tocando músicas de sua carreira solo e também do Creedence, e como já fui em um deles, posso afirmar que é excelente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário