Rocky Raccoon Blog: dezembro 2014

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Morre Joe Cocker aos 70 anos

A semana começou mal para o mundo da música. Faleceu nesta segunda-feira (22) o cantor e compositor britânico Joe Cocker.

O músico tinha 70 anos e lutava contra um câncer no pulmão. Sua morte foi confirmada ao site da BBC por Barrie Marshall, agente de Cocker.

Veja a homenagem que outros músicos prestaram a Joe pelo Twitter.















quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Lynyrd Skynyrd relançará primeiros álbuns em vinil

A banda americana Lynyrd Skynyrd marcou para o dia 26 de janeiro o lançamento de um box que reunirá em vinil os seus seis primeiros álbuns.

Universal
Os discos, lançados originalmente entre 1973 e 1977, virão com as mesmas artes de capa e conterão registros de estúdio e de shows.  A coletânea recebeu um nome simples, “Lynyrd Skynyrd”.


O box está disponível para pré-venda através do  site oficial da Universal pelo preço de £71.50.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Monsters of Rock 2015 tem line-up divulgado

Finalmente saiu o line-up completo da próxima edição do Monsters of Rock. Comemorando 21 anos de sua primeira realização no Brasil, o evento confirmou presença de grandes bandas.

Imagem daqui.
Participarão do festival: KISS, Ozzy Osbourne, Judas Priest, Motörhead, Manowar  Black Veil Brides, Rival Sons, Accept, Unisonic, Yngwie Malmsteen, Primal Fear e Steel Panther.



Monsters of Rock 2015 ocorrerá na Arena Anhembi durante os dias 25 e 26 de abril. A venda dos ingressos começa na quinta-feira (19), e estarão disponíveis passaportes para ambos os dias, por R$650 (inteira), e por R$350 para assistir a apenas um dia.

5 artistas que possuem o próprio selo musical

Vontade de ouvir música de qualidade, buscar novos artistas e gostar muito de trabalhar. Acredito que estas sejam algumas das razões que levam músicos renomados a criarem seus próprios selos musicais. Conheça 5 deles!

   1.    Third Man Records
Third Man Records, de Jack White. Imagem daqui.
Jack White lançou este selo em 2001. Desde então, revelou músicas dos mais variados gêneros, como o Blues de Seasick Steve. White também lançou seu último álbum, “Lazaretto”, através deste selo.

   2.    Honest Jon’s
Honest Jon's, de Damon Albarn. Imagem daqui.
Em 2001, Damon Albarn criou este selo com o intuito de “abrir a mente das pessoas para conhecer o que está por aí”. O álbum “Splazsh”, da banda eletrônica Actress, está entre os maiores lançamentos do selo.

   3.    Cult Records
Cult Records, de Julian Casablancas. Imagem daqui.
Julian Casablancas, mais conhecido por ter sido frontman dos Strokes, também tem seu próprio selo. Criado em 2009, o Cult Records já produziu nomes como Karen O e Cerebral Ballzy.

   4.    Grand Royal
Grand Royal, dos Beastie Boys. Imagem daqui.
Fundado pelos Beastie Boys, o selo foi extinto em 2001 por estar afundando em dívidas. Entretanto, chamou muita atenção da crítica enquanto estava em atividade e lançou discos importantes, como “Relationship of Command” da banda At the Drive-In.

  5.    Apple Records
Apple Records, dos Beatles. Imagem daqui.

Sem dúvida é o selo mais famoso desta lista. Foi fundado pelos Beatles em 1968 e, além de lançar os últimos álbuns da própria banda, também ficou responsável pelos discos da carreira solo de cada um dos integrantes até 1975. Badfinger está entre as bandas lançadas sob o selo Apple.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Fãs querem Stevie Ray Vaughan no Rock and Roll Hall of Fame

Se os fãs pudessem decidir quais artistas entrariam para o Rock and Roll Hall of Fame, o guitarrista Stevie Ray Vaughan seria o próximo privilegiado.

Imagem daqui.
Vaughan apareceu na votação do público com 18 milhões de votos, 31% do total. Ficou na frente de fortes concorrentes, como Lou Reed, Joan Jett e Sting.

Embora esta votação não decida quem será o próximo membro do Hall of Fame, ela dá um voto extra na cédula oficial do candidato mais votado, deixando Stevie com uma certa vantagem.  A cerimônia de indução deve ocorrer no dia 18 de abril, em Cleveland.

Confira o resultado completo da votação aberta ao público.


Stevie Ray Vaughan and Double Trouble: 31.0%
Nine Inch Nails: 22.2%
Joan Jett and the Blackhearts: 15.1%
Bill Withers: 6.4%
Paul Butterfield Blues Band: 6.2%
Lou Reed: 5.3%
War: 2.7%
Green Day: 2.6%
Sting: 1.8%
N.W.A.: 1.3%
Kraftwerk: 1.2%
The Smiths: 1.1%
The Spinners: 1.1%
The Marvelettes: 0.9%
Chic: 0.9%

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Brian Wilson divulga capa de novo álbum

Em 2015 os fãs de Brian Wilson serão agraciados com um novo álbum. O trabalho foi batizado de “No Pier Pressure” e teve sua capa divulgada nas redes sociais do ex-Beach Boys.

"No Pier Pressure", novo álbum de Brian Wilson. Foto: Divulgação
Ao longo do ano, Wilson citou uma lista de artistas com quem estava trabalhando, dentre eles estavam Zooey Deschanel, Lana Del Rey e Jeff Beck. Mas o músico só dará informações mais detalhadas sobre o novo disco no início do ano.


No Pier Pressure” será o primeiro álbum solo de Brian Wilson com músicas inéditas desde “That Lucky Old Sun”, de 2008. E aí, estão ansiosos?

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Artistas lançam músicas especiais para o natal

Alguns artistas gostam de lançar músicas especiais para o natal. Para o The Killers, por exemplo, isso já virou tradição. Este ano a banda contou com a participação do apresentador Jimmy Kimmel para compor a faixa “Joel, The Lump of Coal”, que conta a história de um carvão. Assista!




Além do Killers, David Lee Roth também resolveu presentear os fãs com uma canção natalina. Uma música de apenas dois minutos que, embora não tenha título, é muito divertida. A faixa foi postada pelo músico no The Roth Show, seu canal no Youtube.



Lord Saruman, da saga O Senhor dos Anéis também lançou uma música para acompanhar as festividades de fim de ano. Calma que eu explico. Sir Christopher Lee, o ator de 92 anos que interpretou personagens icônicos como Saruman, Drácula e Conde Dookan, gosta de matar o tempo cantando. Desde 2012, este senhor vem lançando clássicos de natal em versão Heavy Metal. Ouça!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Queens of the Stone Age tocará no Rock in Rio

Em 2015, a banda californiana Queens of the Stone Age voltará ao Brasil pelo terceiro ano seguido. Desta vez, para tocar no Rock in Rio.

Josh Homme, frontman do Queens of the Stone Age. Imagem daqui.
Além do QOTSA, também estão confirmados Katy Perry, A-Ha e System of a Down, que tocarão no Palco Mundo, e John Legend, escalado para o Palco Sunset. Especula-se ainda sobre uma apresentação ou homenagem a Roberto Carlos (leia).

O Rock in Rio 2015 ocorrerá durante os dias 18,19,20,24,25 e 26 de setembro, no Parque dos Atletas, na Av. Salvador Allende, RJ. Os 100 mil ingressos antecipados que foram colocados à venda esgotaram-se em menos de duas horas.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

John Fogerty é processado por ex-companheiros de banda

Os ex-integrantes da banda Creedence Clearwater Revival enfrentam momentos nada amistosos, já que John Fogerty está sendo processado por Doug Clifford, Stu Cook e pela viúva de Tom Fogerty, seu irmão.

O processo foi aberto sob a alegação de que John teria violado um acordo de 2001, sobre o uso do nome da banda. Também o acusam de violação de marca registrada.
Esta última acusação se refere a alguns comentários negativos a respeito da banda Creedence Clearwater Revisited, mantida por Doug e Stu. “Usar este nome é um sacrilégio”, alegou Fogerty em entrevistas.

John Fogerty, ex-CCR . Imagem daqui.
Os ex-colegas também julgam a atual turnê de John como “não autorizada”, já que é focada nos principais sucessos do CCR.

Em um universo imaginário, tudo isso se resolveria com fortes abraços e uma turnê de reunião do grupo. Talvez isso seja impossível, mas espero que, pelo menos, eles superem estes problemas de forma amigável.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Paul McCartney comenta morte de John Lennon

Faz 34 anos que o dia 8 de dezembro se tornou uma data triste. E não é triste apenas para os fãs de rock, mas para todas as pessoas que sonhavam com dias de paz. Pois há 34 anos, John Lennon foi covardemente assassinado. Mas seu legado e suas mensagens de esperança sempre foram (e sempre serão) grande demais para morrer.

34 anos sem John Lennon. Imagem daqui.
A história e as músicas de Lennon marcam profundamente qualquer um que se disponha a escutá-las. Deixou marcas mais fortes ainda, naqueles que o conheciam de verdade, como Paul McCartney.

No último sábado, McCartney falou sobre a morte de seu amigo no programa de Jonathan Ross. “Eu estava em casa quando ele morreu. Eu recebi um telefonema e foi horrível. Eu não conseguia aceitar que ele tinha partido, que eu não o veria mais. E o cara que fez isso foi o rei dos idiotas.”

Assista ao vídeo da entrevista.



Paul está trabalhando duro para divulgar sua nova música “hope For the Future”, que foi tema do vídeo-game Destiny. Mas hoje, quero dar espaço à uma das homenagens mais belas e sinceras feitas para John, com todo amor que um amigo pode sentir. Fiquem com “Here Today”.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Novo álbum de Republique du Salem tem produção de Marc Ford

A banda paulistana République du Salém foi até Long Beach, Califórnia, para gravar seu segundo álbum, com produção de Marc Ford, ex-guitarrista do The Black Crowes.

Segundo o guitarrista Guido Lopes, o primeiro convite feito a Ford foi apenas para participar de uma música, mas as agendas não bateram.

République du Salém. Foto: divulgação.
"A surpresa veio quando ele pediu que mandássemos alguns CDs para ele. Depois de conhecer nosso trabalho, ele demonstrou o desejo não apenas de participar, mas de produzir o álbum, e fez o convite para a gravação.", conta o vocalista Davi Stracci.

Batizado de Republique du Salem, o disco foi gravado totalmente em inglês e é sucessor de O Fim da Linha Não É O Bastante, que foi pré-indicado ao Grammy Latino. Ouça algumas faixas enquanto espera pelo próximo álbum!




quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Arnaldo Baptista realiza exposição em São Paulo

O ex-Mutante Arnaldo Baptista tem dedicado boa parte de seu tempo às artes plásticas e, no dia 29 de novembro, inaugurou sua segunda exposição individual em São Paulo.

Imagem daqui.
Em exibição até o dia 10 de janeiro, a “Exorealismo” se encontra na Galeria Emma Thomas e, além das pinturas, apresentará um documentário onde o músico fala sobre seus métodos de trabalho.

Foto: Divulgação
Segundo o curador Marcio Harum, o que se pode ver na exposição “"são pinturas e desenhos em que Arnaldo propõe que a invisibilidade do som seja representada bidimensionalmente”.

Exorealismo
Local: Galeria Emma Thomas
Rua Estados Unidos, 2205 - Jardim América – SP
Entrada: Gratuita
Quando: de 20/11 a 10/01
Segundas, Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 11:00 às 19:00

Sábados das 11:00 às 17:00

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

The Who toca música ao vivo pela primeira vez em quatro décadas

Desde 1970 que o The Who não tocava a música “A Quick One, While He’s Away” ao vivo. Porém, no último domingo, em um show em Glasgow, a banda resolveu presentear o público com essa pérola.

Imagem daqui.
A faixa tem quase 9 minutos de duração e, felizmente, foi gravada e divulgada na internet. Ouça!

                    

Atualmente, o The Who está em turnê comemorativa pelos seus 50 anos de carreira. A banda levará seus shows para a América do Norte em 2015, mas ainda não se sabe se dará as caras por aqui.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Ex-vocalista do AC/DC apresenta nova música

Você pode até não saber, ou não se lembrar, mas o primeiro vocalista do AC/DC foi Dave Evans. Um tiozão de 61 anos que está lançando um novo EP, “What About Tomorrow”.

Capa do EP lançado por ex-AC/DC. Imagem daqui.
O trabalho foi uma colaboração entre o cantor e o compositor David Mobley. Confira a tracklist e ouça a faixa-título!

01. “What About Tomorrow
02. “Tell Me A Lie
03. “Hot Acoustic Nite
04. “Be Your Last Kiss
05. “Here I Come

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Integrantes do The Kinks estão compondo novas músicas

Apesar dos irmãos Ray e Dave Davies negarem uma reunião do The Kinks, os dois têm trabalhado em algumas canções desde o natal passado.

A informação foi dada pelo próprio Ray à Rolling Stone americana, e veio seguida de uma série de elogios ao irmão.

The Kinks. Imagem daqui.
Ainda não se sabe se as novas composições serão divulgadas para o público, mas Ray está trabalhando em um novo álbum baseado no seu livro de 2013 ‘Americana: The Kinks, the Riff, the Road: The Story’. O novo disco deve vir acompanhado de uma pequena turnê.