Rocky Raccoon Blog: fevereiro 2013

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Músicos e pintores


Existem pessoas que nasceram com talento de sobra, não há dúvidas, mas algumas delas se sobressaem, como os músicos que vou falar hoje. Eles usam toda sua habilidade artística para compor e tocar as melhores músicas, e nas horas vagas, mostram que têm ainda mais para oferecer, como suas pinturas.

 Quando eu era bem pequeno, ganhei um livro do meu primo, o Real Love. Este livro tinha várias ilustrações que John Lennon fazia para seu filho, Sean, todos muito criativos e bem interessantes.


 Bob Dylan, cantor Folk, que apesar de não gostar, ficou conhecido por suas músicas de protesto, é outro que manda muito bem nas pinturas, lançou até um livro, o Drawn Blank.


 E Ronnie Wood, o atual guitarrista dos Stones e que já tocou com Rod Stewart, David Bowie e outros, também passa o tempo pintando.

 Assim como esses, muitos outros músicos famosos demonstram sua habilidade artística com pinturas, mas levaria muito tempo para falar de todos. De qualquer modo, é muito legal conhecer esse lado dos nossos músicos favoritos, pois certamente a admiração e o respeito por eles, aumentam bastante.

Stones ganham exposição no Hall da Fama

Para comemorar o meio século de banda, o Rock and Roll Hall of Fame, museu de Cleveland, preparou uma exposição especial Para os Rolling Stones.

 Chamada de 50 Years of Satisfaction, a exposição será inaugurada no dia 24 de maio, e ocupará dois andares e meio do museu, mostrando a trajetória da banda, desde sua formação nos anos 60, até os dias de hoje.

 E pra quem não pode ir pra Cleveland, ou simplesmente não sabe, The Rolling Stones é uma banda de rock britânica que foi formada em julho de 1962, e que se tornou uma das mais importantes bandas da chamada Invasão Britânica, ocorrida nos anos 60.


Formada Por Brian Jones, Keith Richards, Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts, a banda se apoiava no Blues para escrever suas músicas. Em 50 anos de carreira, sucessos como (I Can’t Get No) Satisfaction, Sympathy for the Devil e She’s a Rainbow, tornaram os Rolling Stones uma das bandas mais conhecidas do Rock mundial, chegando a vender mais de 240 milhões de álbum no mundo inteiro.

 Um mês antes de ser encontrado morto em sua piscina, Brian Jones saiu da banda, e Mick Taylor tomou seu posto de guitarrista, mas em 1975, Ronnie Wood, oficialmente, substituiu Mick.

 Se você é mesmo fã da banda, a exposição de Cleveland ficará aberta até março de 2014 e contará com raros artefatos da história da banda, mas como não posso ir até lá, fico aguardando até que imagens da exposição apareçam na internet.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pearl Jam

Mais uma banda americana no blog! Agora é a vez do Pearl Jam!

 O grupo foi formado em Seattle, no ano de 1990 e desde então sua formação inclui Eddie Vedder (vocais, guitarra rítmica), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra rítmica) e Mike McCready (guitarra solo), passando por mudanças na bateria, sendo que Matt Cameron, que também integra o Soundgarden, é o atual baterista.

 O Pearl Jam estourou no mainstream com seu primeiro álbum, Ten, e foi uma das bandas-chave do movimento Grunge, mas mesmo assim, foi criticada no início, pois diziam que seus propósitos eram apenas comerciais. Afirmação um tanto quanto equivocada, pois os membros da banda ficaram conhecidos por não aderirem às tradicionais praticas da indústria musical, inclusive se engajaram em um boicote contra a Ticketmaster.

 Considerada uma das bandas mais influentes da década, o Pearl Jam já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo. Isso, juntamente com esta breve história, mostra o quanto essa banda é boa, então vou me calar e colocar um som dos caras!



Nova música de David Bowie


 Nesta terça feira, o músico inglês, David Bowie, divulgou o clipe de sua música nova, assim como estava previsto.

 A música The Stars Are Out Tonight foi a segunda canção que divulgou do álbum The Next Day, previsto para ser lançado dia 12 de março no Brasil. A primeira música desse disco foi divulgada em janeiro.

 Conhecido como Camaleão do Rock, David Robert Jones, nasceu em Londres, no dia 8 de janeiro de 1947, e ganhou esse apelido pela capacidade de sempre renovar sua imagem
.
 Com uma das vozes mais legais do Rock, David Bowie é considerado um dos cantores populares mais inovadores e influentes de todos os tempos, principalmente por seu trabalho nas décadas de 70 e 80.

 O novo album de Bowie terá 14 faixas na versão padrão e 17 na versão deluxe, e tendo em vista toda a genialidade do cara, e as duas músicas reveladas, fica claro que esse disco será excelente.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Autobiografia de Johnny Ramone

“Commando- A Autobiografia de Johnny Ramone” chegou às lojas para narrar a trajetória do ex-guitarrista dos Ramones.

 Lançada nove anos depois de sua morte, em 2004, a autobiografia foi escrita pelo próprio músico e é baseada em uma série de entrevistas que deu em seus últimos anos de vida.

 Para quem não conhece (se é que tem alguém que não conhece), os Ramones foram um dos pioneiros no Punk Rock, e marcaram a base desse estilo musical com composições minimalistas, simples e repetitivas.

 A banda tocou pela primeira vez em 1974, como um trio (Joey, Dee Dee e Johnny), e ao lono dos seus 22 anos de duração, totalizaram 2.263 apresentações pelo mundo, e reza a lenda, que o nome da banda é uma homenagem a Paul McCartney, que se registrava em alguns hotéis como “Paul Ramon”

 Bom, os Ramones foram uma excelente banda, e Johnny foi um guitarrista influente que deixou várias historias marcantes, seu livro deve ser no mínimo interessantíssimo.


Ira!



 Estava mais do que na hora de falar sobre bandas brasileiras, afinal o Brasil tem muita música boa, apesar de ficarem bem escondidas no meio de tanto pagode e axé. E como sou um bom paulista, resolvi começar com a banda Ira!.

Como a maioria sabe, os anos 80 foram uma época excelente para o Rock brasileiro, e o ira!, foi uma das bandas que surgiram nessa época.

No final dos anos 70, influenciado pelo Punk Rock, Edgard Scandurra (considerado um dos maiores guitarristas brasileiros) e seu amigo Dino, montaram uma banda chamada Subúrbio, que mais tarde contaria com a presença de Marcos Valadão Rodolfo (Nasi). A banda fez duas músicas que viraram grandes sucessos do Ira!: Pobre Paulista e N.B. (núcleo base).

Em 1981, Nasi convidou Edgard para tocar em um show da PUC, e aí surgiu o nome Ira!, que na época ainda não tinha exclamação. Dois anos depois, o produtor Pena Schimidt descobriu a banda e os levou até a gravadora Warner, onde gravaram seu primeiro compacto,que continha as músicas Gritos na Multidão e Pobre Paulista. Depois de algumas mudanças na formação, a banda contava com a presença de Edgard Scandurra (guitarra), Nasi (vocal), Ricardo Gaspa (baixo) e André Jung (bateria).

 Em 2007, após brigas com o seu irmão e empresário Airton Valadão, Nasi se retirou da banda e Edgard Scandurra anunciou que o fim do grupo estava próximo. Nos resta agora, ouvir um dos sucessos de uma das maiores bandas de Rock do brasil.




segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Aniversário do George


Hoje é uma data comemorativa para todos os beatlemaníacos, afinal, seria aniversário de George Harrison. Bom, ontem e hoje na verdade, Afinal George só revelou ter nascido às 23:50 do dia 24 de fevereiro de 1943 décadas depois de ter seu aniversário comemorado no dia 25.

 O Beatle caçula foi introduzido à John Lennon por Paul McCartney, e acabou entrando para a banda The Quarrymen, onde gravaram In Spite of All the Danger (música de George e Paul), e começaram a ficar populares. Mais tarde trocaram o nome da banda para The Beatles, que tinha como formação: John Lennon (guitarra base, vocais), Paul McCartney (baixo, vocais), George Harrison (guitarra rítmica, vocais) e Pete Best (bateria), que acabou sendo substituído por Ringo Starr.

 Os Beatles diziam que George tinha o melhor ouvido pra música, ele conseguia ouvir a melodia e dizer se os acordes encaixavam ou não. Sempre se preocupando em colocar acordes que completassem a melodia, George Harrison dava aos Beatles uma característica única, dando a possibilidade de reconhecer a música só com algumas notas, como é o caso de A Hard days Night que identificamos logo no primeiro acorde.
 Depois do fim dos Beatles, Harrison fez uma carreira solo formidável e criou o super grupo Traveling Wilburys, considerado por muitos, o melhor da História. George também acabou se envolvendo com cinema, ajudando a trupe do Monty Pyhton a levar seu filme, A vida de Brian, para as telonas.

 George, que era chamado de Beatle quieto ou espiritual, ocupa a 11° posição da lista “Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone, mas sua guitarra ia além da guitarra, o músico tocava 26 intrumentos, entre eles cítara, violino e gaita.

 Infelizmente Harrison nos deixou no dia 29 de novembro de 2001, vítima de um câncer de pulmão, mas seu legado é eterno, e a paixão de seus fãs também.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Gifs- The Beatles


Gifs- The Who


Gifs- The Who


Gifs- The Beatles


Gifs- The Beatles


Fotos- Rolling Stones

Mais uma que eu tirei desse tumblr http://soundofsiilence.tumblr.com/
SÓ tem coisa legal ai!

Fotos- Beatles

Essa eu peguei no tumblr http://soundofsiilence.tumblr.com/
Se você gosta de Beatles e de Tumblr, esse é perfeito pra você!

Fotos- Beatles


Fotos- Beatles

 

Gifs- AC/DC


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

The Kinks


Impossível falar de Rock sem lembrar dos Kinks. Por isso, separei esse post pra eles.

 A banda foi criada pelos irmãos Dave (guitarra base, vocais) e Ray Davies (guitarra rítmica, vocais) no ano de 1964, em Muswell Hill, Londres. Com influências do Rhythm & Blues, folk e country, os Kinks se tornaram um dos grupos de rock mais importantes e influentes da sua época.

 Os 2 irmãos foram os únicos integrantes que permaneceram até o fim da banda. Peter Quaife (baixo, vocais) foi substituído por John Dalton em 1969, que por sua vez foi substituído por Jim Rodford em 1978. E Mick Avory (bateria) foi substituído por Bob Henrit em 1984.

 Em 1964 a banda atingiu a fama com o single Your Really Got Me, que se tornou sucesso internacional, chegando no topo das paradas do reino unido e no Top 10 dos Estados Unidos. Os Kinks também eram conhecidos pela qualidade de apresentações ao vivo, sendo comparados até com o The Who nesse aspecto.
 Quem acompanhou as ultimas olimpíadas pode ver a apresentação de muitos artistas, Ray Davies foi um deles, e sua apresentação foi certamente inesquecível para todos os fãs.

Johnny Depp


Bom, acredito que todos conheçam o ator Johnny Depp, certo? Então não é preciso nem dizer que o cara é um ótimo ator, e muda completamente a cada personagem que interpreta, e participou de vários clássicos do cinema como Edward Mãos de Tesoura e Sweeney Todd.

 Mas o que poucos sabem, é que Depp também é um excelente guitarrista, e até já tocou com grandes nomes do Rock como: Alice Cooper e Aerosmith. Depp estrela também, juntamente com Natalie Portman, o clip de My Valentine, de Paul McCartney, que por sua vez, subiu ao palco do festival 12-12-12 (festival dedicado às vítimas do furacão Sandy) com uma guitarra muito esquisita, que havia ganhado de presente do ator.

 Pra quem ainda duvida da capacidade de Johnny Depp, ele está lançando um CD duplo, chamado: Son of Rogue’s Gallery: Pirate Ballads, Sea Songs and Chanteys,

The Doors


Já estava na hora de falar sobre uma banda americana, e depois de muito pensar, resolvi começar pelo Doors.

 The Doors foi formada em Los Angeles, no ano de 1965 e era composta por Ray Manzarek (teclados), Robby Krieger (guitarra), John Densmore (bateria) e é claro, Jim Morrisom (vocal). Vale lembrar que a banda não tinha nenhum baixista oficial. Nas apresentações ao vivo, Manzarek improvisava um baixo no teclado mesmo, mas no estúdio eles contavam com a presença de ótimos baixistas.
 A banda tinha grandes influencias do Blues e do Jazz, e começou ao acaso na escola cinematográfica UCLA, quando Jim mostrou a Ray algumas das músicas que andava escrevendo. Ao formar a banda, eles escolheram o seu nome a partir de um livro, The Doors of Perception.
 Grandes músicas como Break on Trhough(To the Other Side), Riders on the Storm e Light My Fire, ajudaram a aumentar a fama da banda, mas é claro que a personalidade e os escândalos que Jim protagonizava, chamavam ainda mais a atenção do público.
 
  Abaixo, Touch Me, clássico do Doors:

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Reunião do Led?


Já tem bastante tempo que os fãs especulam sobre a reunião do Led Zeppelin, mas essa possibilidade vem sido descartada por Robert Plant que parecia não estar muito interessado. Pelo menos ERA o que parecia.

 Em uma entrevista recente, Plant disse que não tinha nada pra fazer em 2014, dando a entender que uma reunião da banda poderia vir a acontecer.

 Led Zeppelin foi formada em 1968 por Jimmy Page (guitarra), John Bonham (bateria), John Paul Jones (baixo e teclado) e Robert Plant (vocal), e ficou conhecida por sua inovação musical e por seu som pesado, influenciado pelo blues-rock.

 Cada elemento tinha características próprias no jeito de tocar e isso ajudou a construir o estilo da banda. Infelizmente, John Bonham já não está mais entre nós, mas seu filho Jason herdou seu talento, possibilitando um show que fizeram em 2007. Porém, vendo as imagens desse show, fica claro o motivo de Robert Plant descartar uma reunião da banda.

 As músicas do Led sempre exigiram muito de Plant, e com o passar dos anos, e de muitas turnês dando o máximo de sua voz, ela acabou se desgastando. Hoje Robert é um senhor de 64 anos, é de se esperar que seu vocal não seja o mesmo de antes. Mesmo assim, em 2007, ele subiu aos palcos junto com o Led e fez uma ótima apresentação.

 Não sei dizer se sua performance em 2007 é suficiente pra dizer que ele pode voltar à banda, mas se voltar, os fãs agradecerão.

 

Slade


 Quem aprecia uma boa banda de rock, tem a obrigação de conhecer Slade. Essa é uma banda britânica que começou a marcar presença na história do Rock no final dos anos 60, e com a chegada dos anos 70, o Slade se aproveitou do estilo Glam Rock e começou a aparcer mais ainda.

 A banda era composta por Noddy Holder (vocal e guitarra), Dave Hill (guitarra), Jimmy Lea (baixo) e Don Powell (bateria), um quarteto com muito talento e habilidade musical.

 A voz “ardida” de Noddy e os visuais extravagantes da banda, assim como o som de suas guitarras ajudaram a formar a reputação e a fama da banda, e essa, não é qualquer banda. O Slade conseguiu a marca de 17 músicas seguidas no Top 20, e 6 “number ones”. Com Merry Xmas Everybody,  seu single mais vendido, ultrapassaram a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas. Um detalhe interessante é que esse clássico natalino não foi lançado no natal.

Brian e Tony


Já imaginou ver Brian May e Tony Iommi tocando juntos? Pois é, isso pode acontecer.

Os guitarristas do Queen e do Black Sabbath, resolveram se juntar para gravar um disco só de riffs de guitarra. Acontece que os músicos tinham uma coleção de riffs que nunca usaram nas músicas, e como o acervo era bem grande, juntar tudo em um disco pareceu uma ideia muito interessante.
Se tudo der certo, este trabalho em conjunto sai em Junho, após o lançamento do novo álbum do Black Sabbath.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O novo som de Clapton

  Eric Clapton está trabalhando em mais um álbum, Old Sock. O lançamento está previsto para maio, mas você já pode ouvir uma de suas novas composições,  a Gotta Get Over.

 Esse será o 21° disco do músico, e não tem como duvidar de que será excelente, afinal Eric Clapton é um dos maiores guitarristas da história, e integrou bandas de grande importância para a história do Rock, como Yardbirds e Cream.

 Eu perderia uma semana toda falando sobre a genialidade desse guitarrista, então, vamos direto ao ponto e ouvir a sua nova música!

The Who no Brasil


Bom, como muitos já sabem a banda britânica finalmente resolveu dar as caras no Brasil(aleluia, irmãos!!). Ela virá em setembro para São Paulo e apresentará o álbum Quadrophenia e mais algumas músicas. Vale lembrar que o The Who sempre foi conhecido pelo dinamismo e qualidade de suas apresentações, e como nunca veio para o Brasil, esta noticia fez a felicidade de todos os fãs.

 The Who é uma banda boa de mais pra falar apenas de sua vinda pro Brasil, afinal, ela é a única banda com 3 integrantes no top 10 de melhores instrumentistas. E basta ver o vídeo de qualquer uma de suas apresentações ao vivo para perceber a habilidade de todos os membros.

 Tentar acompanhar Keith Moon tocando bateria é uma tarefa quase impossível, tanto quanto acompanhar as linhas de baixo de John Entwistle. Sobre a Guitarra de Townshend e o vocal de Daltrey, não é preciso nem dizer nada, eles falam por si só.

Infelizmente Keith e John não estão mais entre nós. Mas o posto deles está bem cuidado, afinal Zak Starkey, filho de ninguém menos do que Ringo Starr, está na bateria e Pino Palladinho assumiu o baixo.

 Não resta dúvidas, o show no Brasil será inesquecível.

Primeiro Post


 Para o primeiro post desse blog, eu tinha certeza que deveria falar sobre minha banda favorita, The Beatles, mas não sabia o que dizer sobre eles, já que a banda é cercada de histórias e lendas. Sendo assim, resolvi contar como conheci os Beatles.

 Eu tinha mais ou menos  7 anos de idade quando meu irmão comprou uma coletânea dos Beatles, 1, o CD de capa vermelha. Eu era bem pequeno, mas aquelas músicas chamavam minha atenção de forma absurda, Tanto que eu ouvia esse CD toda vez que entrava no carro, e em pouco tempo decorei até a ordem das músicas.

 Quando fiquei um pouco mais velho, entre meus 12 e 13 anos, resolvi pesquisar mais sobre essa banda, e entender porque ela me chamava mais atenção do que as outras. Assim fui conhecendo mais músicas e aprendendo mais sobre sua história, e consequentemente, admirando mais ainda o Fab Four.

 Me lembro exatamente da sensação de colocar o CD 1 dos Beatles no rádio e ficar esperando pelo som da gaita começar, e assim dar início à primeira música do CD: Love Me Do, música, que assim como todas as outras da coletânea, ajudaram a me tornar esse beatlemaníaco que sou hoje.