Rocky Raccoon Blog: Entrevista com Odair José: “A maior censura é a hipocrisia da sociedade”

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Entrevista com Odair José: “A maior censura é a hipocrisia da sociedade”

Aos 68 anos de idade, quase 50 de carreira, Odair José está divulgando o seu 36° álbum e logo avisa: “vocês vão ter que me aturar! Pois enquanto eu tiver fôlego, vou fazer Rock n Roll”.

Odair José prepara repertório variado para show no Cine Joia
No dia 03 de março, Odair se apresentará no Cine Joia para o lançamento do disco “Gatos e Ratos” e dar início a turnê homônima (leia). Mas nesta semana, o músico separou um espacinho em sua agenda para dar uma entrevista aqui para o blog!

Preciso confessar que, no início da conversa, quase não acreditei que aquela voz pacata era a mesma que eu estava acostumado a ouvir cantando e fazendo críticas pesadas à sociedade e ao governo. Mas a confirmação de que eu estava falando com a pessoa certa veio logo na primeira pergunta.

Quis saber se, mesmo após o fim da ditadura, ele ainda sofria algum tipo de julgamento na hora de compor suas novas músicas e a resposta veio a galope: “a maior censura que eu sofro é a hipocrisia da sociedade. Quando você expõe o que é escondido pelas pessoas, elas tentam botar defeito naquilo e te criticam, ou seja, você está botando o dedo na ferida.Com este novo disco, eu botei o dedo em dez feridas!”

Capa do álbum "Gatos e Ratos"

De fato, as dez faixas de “Gatos e Ratos” trazem um desabafo sincero sobre situações que caracterizam o momento atual do Brasil. “O álbum reflete o que eu observo. Eu escrevo mais o que eu vejo do que o que eu sinto, sou um cronista do dia a dia”, explicou Odair.

Reafirmando sua eterna paixão pelas guitarras e bandas de Rock, as influências para o novo trabalho do músico são explícitas. Além de seguir o conceito do Paul no seu disco ‘McCartney’, o primeiro gravado fora dos Beatles, que soa simples e caseiro, Odair bebeu na mesma fonte que George Harrison para compor a música “Cobrador de Impostos”, dizendo que a faixa foi totalmente inspirada no clássico “Taxman”.

“No Brasil ainda tem muito disso. Os caras que estão no poder, e não importa se são de direita ou de esquerda, querem ganhar dinheiro de tudo quanto é jeito. Daqui a pouco vão cobrar grana até do morador de rua”, reclamou o guitarrista.

Mas esta não foi a primeira vez em que Odair cutucou as feridas da sociedade. Há quarenta anos, o álbum “O Filho de José e Maria” foi lançado e detonado pela crítica. Hoje em dia, o disco foi redescoberto e aclamado pelos jovens, devendo até ganhar um relançamento em vinil.

Capa do álbum "O Filho de José e Maria"

“Eu fico muito feliz que vocês gostem desse disco e reconheçam que eu não cometi um erro há quarenta anos, eu fiz uma tacada certa e as pessoas é que não entenderam”, lamentou Odair ao relembrar o período entre a gravação e o lançamento da obra que hoje representa uma divisão de águas em sua carreira.

“Eu acho um crime o que fizeram comigo! Às vezes eu parava no posto de gasolina para abastecer meu carro e o frentista me chamava à atenção por ter feito um disco desses, como se eu estivesse traindo meu público, quando na verdade eu só queria fazer um trabalho que fugisse da mesmice que eu vinha fazendo. E um artista que fica repetindo fórmulas faz negócio, não faz arte”.

Olhando para o passado, o cantor se lamenta apenas de não ter feito mais discos com a mesma potência logo em seguida: “Na época, eu acreditava que estava fazendo algo genial, mas todo mundo me disse que aquilo era ruim e errado. E foi a partir daí que fiquei preocupado em fazer discos ruins, como se estivesse pedindo desculpas por ter sido tão bom naquele álbum.”

Algumas faixas de “O Filho de José e Maria” estarão no show do dia 3, junto com outros clássicos da carreira de Odair. “Tento sempre escolher músicas que caibam dentro da minha proposta de palco, pois faço show para as pessoas ouvirem e se divertirem, mas principalmente pra pensarem”.

Antes de terminar nosso conversa, Odair José fez um último convite para que todos que nunca tiveram a oportunidade vê-lo em ação, apareçam no Cine Joia no dia 03 de março e curtam a experiência. 



As imagens do texto foram retiradas do site oficial de Odair José

Nenhum comentário:

Postar um comentário